Textos

Aqui você encontra informações sobre os textos comentados no Clube. Estão em ordem alfabética, pelo sobrenome do autor.

DANTAS, André. Dialética da Modernidade I: as origens sagradas da modernidade. no prelo. Comentário no Clube do Livro Junguiano: André Dantas, 16 nov 2015.

Sinopse
Este é um livro sobre história das ideias. Mais precisamente é um livro sobre o modo como as transformações históricas pela quais passaram as ideias de Deus e de Arquétipo contribuíram para a gestação de ideias centrais à modernidade como as ideias de indivíduo, natureza, sentimento, trabalho,ciência, estado e mercado. Isso implica afirmar que a modernidade é um processo secularizante que nasceu paradoxalmente a partir das mudanças no modo como a religião era encarada. Muitos teóricos pensam a religiosidade dentro da qual a modernidade foi gestada como um detalhe extrínseco. A tese desse livro afirma, ao contrário, que muitas das ideias modernas surgiram como uma tentativa de resolver problemáticas religiosas. A falta de compreensão do contexto religioso em que elas surgiram impossibilita, então, uma compreensão mais aprofundada da sua razão ser, uma compreensão do como, do por que e do para quê elas passaram a existir.
 
JUNG, Carl Gustav. Sobre Sentimentos e a Sombra: Sessões de Perguntas de Winterthur. Petrópoli: Vozes, 2014. pp. 79. Comentário no Clube do Livro Junguiano: Selene Mazza, 16 mar 2015.
Qual é de fato o sentido de nossa existência? Devemos ser todos tigres, tigres amáveis que só se alimentam de maçãs? Tigres vegetarianos - isso é simplesmente uma anormalidade, algo doentio. E assim é o homem que não vive na terra e a ela não paga o seu tributo. Não é algo que fazemos voluntariamente. Ao contrário, é uma exigência sangrenta que - graças a Deus - não é possível contornar. Pericolosamente vivere [viver é perigoso] - a vida é um risco! E caso não seja, então nada aconteceu. Por isso podemos dizer juntamente com Voltaire no leito de morte quando o confessor lhe perguntou: Regrettez-vous tous vos péchés? [Você se arrepende de todos os seus pecados? ] - Mais oui, mon père, et surtout ceux que je n'ai pas commis [Sim, Padre, e sobretudo daqueles que não cometi]. Isso é verdade, enormemente verdade! Esse é o problema. (Trecho da obra)

 
SILVEIRA, Nise. O Mundo das Imagens. São Paulo: Ática, 2006. pp, 165. Comentário no Clube do Livro Junguiano: Nistai Almeida do Nascimento, 14 set 2015.

Sinopse
"Sempre me fascinaram as explorações do mundo intrapsíquico. Foi com a intenção de fazer sondagens nesse mundo que estudei atentamente o desconexo palavreado dos esquizofrênicos; que observei sua mímica, seus gestos, seus atos, quer estivessem inativos quer na prática de atividades; que me debrucei sobre as imagens por eles livremente pintadas. (...)
Um dos caminhos menos difíceis que encontrei para o acesso ao mundo interno do esquizofrênico foi dar-lhe a oportunidade de desenhar, pintar ou modelar com toda a liberdade. Nas imagens assim configuradas teremos auto-retratos da situação psíquica, imagens muitas vezes fragmentadas, extravagantes, mas que ficam aprisionadas no papel, tela ou barro. Poderemos sempre voltar a estudá-las. (...)
Foi observando-os e às imagens que configuravam, que aprendi a respeitá-los como pessoas, e desaprendi muito do que havia aprendido na psiquiatria tradicional. Minha escola foram esses ateliers". Nise da Silveira.

 
VON FRANZ, Marie-Louise. O Asno de Ouro: o Romance de Apuleio na Perspectiva da Psicologia Analítica Junguiana. Petrópolis: Vozes, 2014. pp. 320. Comentário no Clube do Livro Junguiano: Neila Régia Vieira de Mesquita, 18 mai 2015.
Esta obra traz uma versão robusta e minuciosa da Interpretação do 'Conto de Apuleio' – 'O Asno de Ouro' – escrita em latim no século II e interpretada por M.-L. Von Franz dentro da psicologia analítica junguiana. Trata-se de uma investigação das profundezas da psicologia do masculino a partir das aventuras, percalços, descaminhos e redenção de um jovem romano. Lúcio, o herói do romance, ruma para uma jornada em busca da saciação da sua curiosidade de conhecer os mistérios e segredos do mundo mágico das mulheres. Querendo apossar-se das artes mágicas a que não faz juz, acaba ele sendo enfeitiçado e transformado num asno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário