terça-feira, 18 de agosto de 2015

"O Asno de Ouro" - Neila Mesquita comenta sobre o homem diante da gravidez e do parto

Em maio tivemos o segundo encontro do nosso Clube. Na ocasião, Neila Mesquita trouxe suas observações sobre "O Asno de Ouro", de Marie-Louise von Franz.
 
Ela nos desenhou um resumo do romance de Lúcio Apuleio, o romance em que von Franz se baseou para sua análise sobre a realização do feminino no homem. Ao mesmo tempo, Neila também nos resumiu o ponto de vista da autora suíça. Riquíssimos ambos os textos, o original latino e a análise junguiana.
 
O comentário da nossa curadora, no entanto, privilegiou certos aspectos do texto, trazendo a atenção do público assistente para as relações dos homens com os eventos perinatais: a gravidez, o puerpério, o parto, o sexo.
 
Em certo ponto de vista, uma criança pode ser vista como a encarnação de uma sizígia. Ela é resultado do encontro entre os opostos mulher e homem. Todo o ciclo perinatal potencialmente constela essa situação de sizígia, significando possibilidade de ampliação de consciência para todos os envolvidos, não apenas para a mãe. Esse foi o fundamento da argumentação da comentadora nesse encontro.
 
Movimentos como o da humanização do parto, que pretendem que um maior nível de tomada de decisão seja atribuído à gestante, minorando o quanto possível a autoridade médica e hospitalar, representariam um enorme avanço quanto ao desenvolvimento da personalidade feminina. Afinal de contas, amadurecer, em boa parte, significa ser capaz de tomar decisões e responder por elas.
 
No entanto, enquanto o companheiro não encontrar seu lugar na situação, talvez o quadro reste incompleto. O homem diante da gravidez e do parto, tende a perder sua voz humana: calando-se ou relinchando autoritarismos. Sua relação com a mulher gestante muitas vezes distancia-se inclusive fisicamente. Preconceito, medo ou desinformação fazem com se evite mesmo "manter relações".
 
Este e outros aspectos foram trazidos pela comentadora no dia 18 de maio último. Para mais informações, recomenda-se a leitura dos livros (tanto o de Apuleio, quanto o de von Franz). Também é possível contato com a comentadora.
 
Nosso próximo encontro será em setembro, dia 14. Nistai Nascimento comentará "O Mundo das Imagens" de Nise da Silveira. Até lá!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário